Críticas
Especiais
Tops
Com a verdade m'enganas
Série da Quinzena
Poster | restoP
Espelho meu, espelho meu...
Motion Picture
Actrizes Eternas
Actores Em Ascenção
Trailers em Rewind <<
Música de Fundo
sábado, fevereiro 18, 2006
Dolls



Porque todos nós já sofremos por amor.

Ao ver este filme vinham-me à memória chavõs conhecidos como "o amor é louco" ou "o amor é cego". Até mesmo um dos mais famoso poemas de Luís de Camões ganha aqui novo significado... "amor é fogo que arde sem se ver..."

Três histórias de amor, literalmente de partir o coração, cruzam-se num mundo aparentemente sem sentido. Um casal que vive ao relento, amarrados à cintura por uma corda. Uma mulher que durante 20 anos espera num banco de jardim pelo seu amor que nunca chega. Uma fã de uma estrela pop, disposto a tudo para provar a sua dedicação.

Baseadas no teatro de marionetas japonês (Bunraku), Dolls não é um filme tecnicamente perfeito, tem alguns problemas de montagem e de realização mas que são rapidamente ofuscados pelo sentimento que move o filme. Takeshi Kitano escreveu realizou e montou esta história e entregou-se de alma e coração.

Este é um obscuro conto de fadas, em que o amor é levado ao extremo, não existem princesas ou bruxas más, não há espaço para finais felizes, mas em que são praticados os actos mais heróicos para demonstrar amor, ou a falta dele.

A primeira história do casal amarrado pela cintura é talvez a mais poderosa (também por ser a que é mais desenvolvida). Assistimos ao evoluir das personagens durante as várias estações do ano, permitindo algumas das mais belas imagens do filme. A beleza das imagens contrasta com a negritude dos sentimentos, sentimo-nos impotentes perante tão trágicas situações, acabamos inclusivé por nos sentir vazios por sabemos que nunca amámos daquela forma.

Todas as personagens estão de tal forma dependentes de que alguém os ame que amam de uma forma extrema. Não de uma forma obcessiva, mas genuína e triste. Tal como Dolls, genuíno e triste.

A minha classificação é de 8/10

(Obrigado à Cat. e ao P. por me recomendarem este filme ;) )

Etiquetas:

posted by not_alone @ 17:37  
3 Comments:
  • At 19/2/06 17:15, Blogger not_alone said…

    Lol, realmente, que erro crasso. Obrigado pelo aviso :P

     
  • At 19/2/06 23:16, Blogger Navalha said…

    sobre o filme, queria só dizer que concordo plenamente com o que disseste. o filme tá cheio de pequenos pormenores nas histórias que só o enriquece ainda mais.vale muito a pena ser visto.

     
  • At 21/2/06 17:24, Blogger Juom said…

    Muito bem, é bom ver que há mais fãs do filme :-) Lembro-me que quando estreou foi relativamente mal recebido, uma vez que a crítica portuguesa adora o Kitano e este passou um pouco ao lado. Eu cá gostei muito, e concordo plenamente quer com o comentário, quer com a classificação.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
Sobre Mim
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Blogs
Links
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

Google
© not_alone proudly powered by Blogger. Template Design by isnaini dot com